segunda-feira, 28 de abril de 2008

Desenvolvimento cronológico da síndrome

As características da criança autista manifestam-se a partir do seu nascimento. A criança é descrita como estranha, pois raramente chora, não reage à companhia da mãe e, aparentemente, não necessita de estimulação. É então, tida como uma criança sossegada. Todavia, há casos em que se sucede o oposto: a criança manifesta-se irritável e reage exageradamente a qualquer forma de estímulo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Conhecer o Instituto

"É a nossa primeira visita ao Instituto de Surdos-mudos da Imaculada Conceição, a única coisa que sei é que é uma Instituição dirigida por freiras e que acolhe, educa e dá o apoio necessário a crianças surdas-mudas e autistas. Entrámos para um grande hall amplo e claro, onde nos deixaram à espera. Confesso que não era como imaginava. Uma Instituição sem fins lucrativos que subsiste apenas com as ajudas do estado dá sempre aquela ideia de um local um maltratado e inóspito (pelo menos era essa a ideia que eu tinha), mas estava tudo bastante limpo e arranjado. Havia três sofás novos à nossa espera, uma mesa com revistas, um placar com desenhos das crianças e quadros nas paredes, possivelmente retratos da Instituição antigamente. Sentei-me e peguei numa revista como pretexto para fazer qualquer coisa. O facto de estar tudo tão calmo e de termos sido deixadas ali tão sozinhas punha-me expectante."

in Na Terra do Nunca

terça-feira, 8 de abril de 2008

Qual a diferença entre uma psicoterapia, psicanálise e orientação?

Em linhas gerais, todas são técnicas que visam a ajudar um indivíduo, cada uma tendo as suas vantagens e limitações.

Existem formas diversas de psicoterapias, sendo a psicanalítica a mais divulgada e predominante no nosso meio. Poderíamos situar a psicanálise e a orientação em extremos opostos.

A psicanálise, resumidamente, exige que todo o trabalho seja feito pelo paciente, que ele desenvolva uma capacidade de introspecção e auto-análise e que ele conduza a sua terapia trazendo temas e problemas. Já a orientação é directa e objectiva, visando, especificamente, aos problemas dos pais, orientando-os no manejo do dia-a-dia do filho, ensinando-lhes como lidar com situações variadas.

Em resumo, de um lado a descoberta por si só, de outro o ensino, utilizando-se as mais diversas psicoterapias. O ideal seria que o terapeuta conhecesse e soubesse usar todas as técnicas ajudando, assim, mais abrangentemente o seu cliente. Em outras palavras, em vez de vender roupas prontas nas quais o freguês talvez não caiba, o bom seria o terapeuta ser um alfaiate que pudesse desenvolver uma terapia sob medida, pois cada caso é um caso e apesar de semelhanças e generalidades o ser humano é único e exclusivo.

O tratamento também deve ser assim.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Exposição - O Sorriso da Criança Autista

Tendo em vista uma angariação de fundos para o Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição, organizámos uma exposição no nosso colégio (Colégio Salesiano Oficinas de S. José) cujo o nome é “O Sorriso da Criança Autista”.
A exposição consta de trabalhos feitos pelas crianças que frequentam actualmente e que já frequentaram esta instituição. Os trabalhos vão desde pequenos desenhos e colagens a complicados quadros de fios de lã que entrelaçados entre pregos dão forma a bonitas imagens. Nem todos os elementos da exposição foram obra de crianças autistas, embora a maioria assim o sejam.
A exposição iniciou-se no mês de Fevereiro e continuará a decorrer até meados de Abril. Todos os elementos da exposição estão para venda sendo que até agora a aderência superou as expectativas.

O autismo piora com o tempo?

O autismo não tem um carácter progressivo, mas o desenvolvimento do quadro associado a factores de idade e crescimento varia bastante. Alguns autistas apresentam um aumento nos problemas de comportamento principalmente quando entram na adolescência; problemas anteriores podem mostrar-se agravados ainda pelo crescimento físico. Há relatos de aparecimento de crises epilépticas nesta fase.
A maioria dos estudiosos acredita que o autista, ao atingir a idade adulta, tende a apresentar uma melhora significativa no quadro geral de comportamento.
Um aspecto bastante curioso é que as pessoas autistas tendem a parecer sempre mais jovens do que realmente são.

segunda-feira, 10 de março de 2008

As crianças com Autismo têm atraso mental?

Infelizmente, cerca de 70 a 80% apresentam um atraso mental. Cerca de 60% têm inteligência abaixo de 50 em testes de QI, 20% apresentam um QI entre 50-70 e apenas 20% têm um QI acima de 70. A maioria mostra uma variação muito grande com relação ao que objectivamente podem fazer e oscilam muito de época para época. Não se sabe explicar exactamente o porquê da associação entre Autismo e deficiência mental, mas parece que o atraso mental está relacionado ao mesmo problema básico que gerou o Autismo. Por outro lado, por não conseguirem interagir adequadamente com o meio ambiente, aumentam ainda mais o seu atraso mental.

domingo, 9 de março de 2008

Primeira Apresentação

No dia 16 de Novembro de 2007 foi necessário fazer uma breve apresentação do nosso projecto à nossa turma e professor da disciplina, onde falámos do autismo (ou do pouco que conhecíamos sobre o tema), do instituto com que tínhamos estado a trabalhar e dar a conhecer a ideia que temos para o produto final do nosso projecto. O nosso discurso foi acompanhado de um pequeno filme com as ideias essenciais que tínhamos retirado de pesquisas sobre o autismo.

Música: I will be right here waiting for you, Bryan Adams